Perguntas Frequentes

FAQs Go.Charge

Como posso atualizar os postos de carregamento no mapa?

Para atualizar os postos de carregamento no mapa, clique no botão ilustrado com o logótipo da Go.Charge, no canto inferior esquerdo. Ao clicar, o botão deverá começar a girar, indicando que está a atualizar a informação. Quando terminar de girar, os postos foram atualizados.

Qual a diferença dos diferentes pontos apresentados no mapa?

No mapa estão inseridos diversos ícones para indicar a localização dos postos de carregamento. Estes ícones têm como objetivo informar o utilizador do número de postos numa localização (um ou mais) e a respetiva rede em que se inserem (Mobi.E, Go.Charge, Tesla, EVIO, Roaming, entre outras). Para perceber a diferença entre os diferentes ícones utilizados, abra o menu principal e clique na última opção deste para abrir a legenda do mapa.

Como posso situar a minha posição atua no mapa?

Para centrar o mapa na sua posição atual, clique no botão ilustrado pelo ícone de uma mira, situado no canto inferior esquerdo.

Como posso verificar o detalhe do custo de carregamento?

Navegue até ao "Mapa” ou "Comparador” (quinta opção do menu principal) e selecione um posto de carregamento. No mapa, abra a vista detalhada do posto e clique no ícone "i” à direita da etiqueta "Custo estimado”. No Comparador, selecione uma tomada do posto, clique em "Ver tarifa”, imediatamente abaixo da imagem do posto de carregamento.

Como posso aceder às faturas dos carregamentos efetuados?

Navegue até às estatísticas da aplicação, selecionando a segunda opção do menu principal. Clique no separador "Histórico” e escolha a sessão da qual pretende aceder à fatura emitida. Já no ecrã "Resumo Sessão”, clique em "Descarregar Fatura”.

Que informação posso visualizar no detalhe de um posto de carregamento?

Ao abrir os detalhes de um posto de carregamento, pode visualizar informação como o código identificador, morada e classificação geral do posto, a rede em que o posto se insere, o fabricante do posto e o nome do modelo. Para além disso, pode também consultar a disponibilidade do carregador e a distância a que este se encontra.
Adicionalmente, é possível verificar o estado das tomadas e calcular uma estimativa do custo de carregamento, dependendo da tomada selecionada, da sua tarifa, e da duração de carregamento.

Como posso visualizar o detalhe do posto de carregamento?

Navegue até ao mapa, selecione um posto e clique no nome do mesmo para visualizar os seus detalhes.

Como posso efetuar uma simulação de um carregamento em função do meu VE e do Posto de carregamento?

Selecione um posto do mapa e abra os detalhes do mesmo. Escolha uma tomada do posto clicando na tomada que pretende utilizar no carregamento. Utilize a sessão "Custo estimado” para calcular uma estimativa do custo de uma sessão de carregamento, deslizando a barra para selecionar a duração de carregamento pretendida.

Que informação posso obter da simulação de um carregamento?

Ao simular uma sessão de carregamento, pode estimar quantos kWh serão carregados durante a sessão e qual o custo associado à mesma.

Como posso aplicar filtros aos postos de carregamento em função das minhas necessidades?

Navegue até ao mapa e clique no primeiro ícone na barra de pesquisa para abrir o ecrã "Filtros”. Selecione os filtros que pretende utilizar e clique no botão "Aplicar” no final. Só serão apresentados postos de carregamento no mapa que correspondam aos filtros que definiu.

Como posso aderir a diferentes redes de carregamento?

A partir do momento em que cria a sua conta Go.Charge, passa a ter acesso à rede Go.Charge automaticamente. Para aderir a outras redes de carregamento, navegue até ao ecrã "Minha Conta” e clique em "Contratos”. Selecione a rede a que pretende aderir e clique no botão "Aderir”. Preencha os dados necessários e siga os passos para efetuar o seu pedido de adesão.

Como posso reportar um problema no posto de carregamento?

Navegue até ao mapa e selecione o posto de carregamento para o qual deseja reportar um problema. Abra os detalhes do posto e clique no botão "Reportar problema”, situado no fundo do ecrã.
Para reportar diretamente ao operador do posto:
● Utilize os contactos (telemóvel ou email) apresentados no ecrã "Reportar incidente”.

Para reportar o problema à Go.Charge:
● Selecione um problema da lista de opções predefinidas ou selecione "Outra” e descreva o problema na caixa de texto;
● Clique "Enviar” para reportar o problema.

Qual a diferença entre iniciar o carregamento com a APP ou com o cartão físico?

Iniciar uma sessão de carregamento através da aplicação móvel ou utilizando o cartão físico é essencialmente a mesma ação. No entanto, ambos os formatos, virtual e físico, têm as suas vantagens:

● Cartão virtual Go.Charge: Não precisa de trazer consigo o cartão Go.Charge. Com poucos cliques, basta selecionar o posto e iniciar o carregamento através da app.

● Cartão físico Go.Charge: Não precisa de encontrar o posto na app para iniciar o carregamento, basta estacionar junto do posto e passar o cartão para iniciar a sessão.

Porque devo solicitar um cartão físico?

Com um cartão físico não tem de se preocupar com a aplicação móvel, o que lhe permite, de forma muito mais intuitiva e simples, chegar a um posto de carregamento à sua escolha, passar o cartão no posto e iniciar o carregamento sem mais demoras. A escolha é sua, o trabalho é nosso. Atualmente, a solicitação de um cartão físico é recomendada, uma vez que existem ainda alguns postos da rede pública MOBI.E que podem apresentar problemas no início de uma sessão de carregamento se este for realizado através da aplicação móvel.

Qual a vantagem de ter um cartão virtual ou físico com a Go.Charge?

Independentemente do formato, ter um cartão Go.Charge só lhe traz vantagens:

● Cartão virtual Go.Charge: Através da app tem acesso a diversas redes de carregamento, permitindo-lhe agregar consumos no mesmo cartão virtual.

● Cartão físico Go.Charge: Um cartão físico Go.Charge permite-lhe consolidar os seus dados de acesso de diversas redes num só cartão, permitindo-lhe utilizar o mesmo cartão em redes diferentes.

Como posso visualizar as minhas sessões de carregamento a decorrer?

Navegue até ao mapa e clique no botão ilustrado com o ícone de uma pilha/ bateria a carregar, situado no canto inferior direito do ecrã. Ao clicar abrir-se-á um novo ecrã que possui dois separadores, onde pode:

● Separador Sessões: Visualizar as sessões de carregamento iniciadas por si que se encontram a decorrer.

● Separador Sessões Meus Postos: Visualizar as sessões de carregamento a decorrer nos seus postos de carregamento, iniciadas por si ou por outros utilizadores.

O que posso visualizar nas minhas sessões de carregamento a decorrer?

Ao visualizar as suas sessões de carregamento a decorrer, pode verificar diversas variáveis:

Separador Sessões:
● Marca e modelo do VE que está a ser carregado;
● Código identificador e morada do posto de carregamento;
● Duração da sessão de carregamento;
● Energia consumida;
● Potência instantânea do carregador;
● Custo da sessão de carregamento.

Separador Sessões Meus postos:
● Nome da infraestrutura a que pertence o posto de carregamento;
● Número de postos pertencentes à mesma infraestrutura, com sessões a decorrer;
● Nome e morada do posto de carregamento;
● Tipo de tomada a ser utilizada;
● Duração da sessão de carregamento;
● Energia consumida;
● Potência instantânea do carregador;
● Receita da sessão de carregamento.

Como e em que postos de carregamento posso usar o código QR?

Os postos de carregamento Go.Charge possuem um código QR que lhe permite iniciar a sessão imediatamente, através da leitura deste.

Para tal, desloque-se até um posto de carregamento Go.Charge e siga os seguintes passos:
● Abra a app Go.Charge e navegue até ao mapa;
● Clique no botão ilustrado com o ícone de um código QR, situado no canto inferior direito do ecrã;
● Aponte a câmara do seu dispositivo para o código QR do posto, de maneira a que este seja lido;
● Confirme se o posto e a tomada estão corretos, selecione o VE a utilizar e clique "Iniciar”.

Como posso guardar postos de carregamento como favoritos?

Navegue até ao mapa e clique num posto de carregamento à sua escolha. Um pequeno menu abrir-se-á com os detalhes resumidos do posto. Clique no botão ilustrado com o ícone de um coração, situado no canto superior direito, para adicionar esse posto de carregamento à sua lista de favoritos.

Como posso fazer registo e login?

No mapa, clique no botão com o logótipo Go.Charge para abrir o menu principal.  Selecione a primeira opção do menu.
No ecrã "Minha Conta” clique na opção "Entrar”.

Se ainda não possui uma conta Go.Charge:
● Clique em "Criar Conta”;
● Preencha os campos do formulário no ecrã de registo e clique no botão "Criar Conta”;
● Irá receber um SMS/ email com o código de verificação/ email de confirmação, de forma a validar que as informações introduzidas estão corretas;
● Introduza o código de verificação no respetivo campo e clique no botão "Concluir”/ Clique no link de confirmação de email;
● A partir deste momento, já possui uma conta Go.Charge.

Se já possui uma conta Go.Charge:
● Clique em "Entrar”;
● Introduza o seu número de telemóvel/ email e password e clique no botão "Entrar”;
● A partir deste momento, encontra-se autenticado na aplicação e pronto a utilizar a sua conta Go.Charge.

Como posso visualizar o histórico de carregamentos que efetuei?

No mapa, clique no botão com o logótipo da Go.Charge para abrir o menu principal. Selecione a segunda opção do menu. Clique no separador "Histórico”. Será apresentada uma lista com o histórico de sessões efetuadas, no último mês, com a sua conta. Tem ainda a opção de visualizar o histórico de sessões do último semestre e último ano.

Que tipo de estatísticas posso visualizar?

Através da app, pode verificar diversas estatísticas dos seus veículos e postos de carregamento. Estas estatísticas incluem variáveis como o tempo de carregamento total, número de sessões, custo/ receita total, energia total carregada e o total de CO2 emitido. Para além destas, pode ainda consultar as médias de tempo de carregamento e energia carregada por sessão. Adicionalmente, caso possua postos de carregamento e os disponibilize a outros utilizadores Go.Charge, tem à sua disposição a classificação de cada posto, atribuída pelos utilizadores no final da sessão de carregamento, assim como uma métrica que indica qual o posto e/ou conetor mais utilizado.

Como posso carregar dinheiro na minha carteira?

Navegue até à sua carteira digital, selecionando o ícone do cartão no menu principal.
Para adicionar fundos à sua carteira, clique no símbolo "+”, situado à direita do seu saldo. De seguida, selecione o montante com que pretende carregar a sua conta e o método de pagamento preferido.

No caso de escolher MB Way:
● Introduza o número de telemóvel associado à conta MB Way que deseja utilizar no pagamento e clique em "Confirmar”;
● Processe o pagamento através da app MB Way.

No caso de escolher referência multibanco:
● Utilize os dados da entidade e referência para efetuar o pagamento. Se preferir, pode introduzir um número de telemóvel para que estes dados lhe sejam enviados por SMS.

No caso se escolher Depósito por Cartão de crédito:
● Se ainda não introduziu um cartão de crédito, selecione a opção "Novo Cartão de crédito” e preencha o formulário com os dados do cartão que pretende utilizar;
● Selecione o cartão de crédito que pretende utilizar e clique "Confirmar”.

O valor apresentado no saldo da sua carteira pode demorar alguns minutos a ser atualizado após uma recarga.

Para que serve a carteira virtual?

A carteira virtual permite-lhe carregar um montante exato para o saldo da sua conta. A sua principal vantagem é o facto de não ter de associar nenhum método de pagamento por débito direto.

Qual a diferença entre carregar o meu veículo usando o saldo em carteira ou com cartão de crédito associado?

Se preferir ter um maior controlo sobre as suas despesas, o saldo da sua carteira digital permite-lhe definir um montante limite para utilizar nos seus carregamentos. No entanto, ao associar um cartão de crédito, o custo das sessões de carregamento ser-lhe-á debitado diretamente do cartão, sem ter de se preocupar com o seu saldo.

Como posso associar um perfil de faturação?

Navegue até à sua carteira digital e clique no botão "Perfil de Faturação”. Para criar ou editar o seu perfil de faturação, clique no botão ilustrado pelo ícone de um lápis, situado no canto superior direito do ecrã, preencha o formulário e clique em "Guardar”.

Como posso ativar ou desativar notificações da APP?

Navegue até ao ecrã "Minha Conta” e clique na opção "Notificações”. Escolha as notificações que pretende ativar/ desativar utilizando os interruptores.

Como posso modificar os meus dados de login?

Navegue até ao ecrã "Minha Conta” e clique no ícone do lápis, situado no canto superior direito.

Se pretender alterar o número de telemóvel:
● Clique no botão "Mudar nº telemóvel”, localizado imediatamente abaixo do campo "Nº Telemóvel”;
● No ecrã "Mudar nº telemóvel”, introduza o número que pretende utilizar e clique no botão "Gravar”;
● A partir deste momento, a sua conta ficará desativada. Ser-lhe-á enviado um SMS para o número que introduziu, de forma a verificar se o número introduzido é válido e lhe pertence;
● Introduza o código de verificação na aplicação para confirmar o seu novo pedido e efetue o login.

Se pretender alterar a password:
● Clique no botão "Password”, situado imediatamente a seguir ao campo "Nº telemóvel”;
● Preencha os campos do formulário com a sua password atual e a nova password que pretende utilizar e clique "Gravar”;
● A sua sessão será terminada e terá de efetuar login novamente, com a nova password.

O que condiciona a potência de carregamento (rapidez) com que carregamos um veículo elétrico?

As principais condicionantes de um carregamento são as seguintes:
Potência de carregamento do Posto de Carregamento (carregador externo);
Potência máxima aceite pelo VE (carregador interno);
Cabos de carregamento;
Outros (temperatura exterior, temperatura da bateria, etc.).

Como sei o tipo de tomada do meu veículo?

Na nossa APP ao selecionar o seu veículo e clicar no mesmo, aparecerão todas as tomadas aceites pelo seu veículo.
Instale a nossa APP gratuitamente e usufrua da melhor APP da mobilidade elétrica.

O que devo ter em conta na escolha de um carregador para carregar o meu veículo em casa?

Ao escolher um equipamento de carregamento para casa, deve ter atenção a:
  • Potência contratada na sua casa/ empresa;
  • Carregador interno do veículo (potência máxima aceite);
  • Quantos quilómetros necessita de carregar diariamente.
Entre em contacto connosco que o ajudaremos a encontrar a melhor solução.

Como posso calcular o tempo que demoro a carregar o meu veículo?

Para se chegar a uma aproximação, a forma mais simples é utilizar a seguinte fórmula:
  • Capacidade desejada para carregar (em kWh) / potência do carregador (em kW)

    Ex: Cenário de carga de 20 kWh num carregador de 3,7 kW:
           20kWh/3,7kW=5,4h.
Importante: Os valores acima são apenas uma aproximação, sendo que existem outras condicionantes que poderão afetar este tempo de carregamento.

Como escolher entre carregar em casa ou numa rede pública ou privada?

A escolha deve basear-se no preço que está disposto a pagar e na rapidez de carregamento que necessita.
Normalmente, carregar num carregador doméstico será mais lento e mais barato.
Carregar num posto de uma Rede Pública/ Privada será mais rápido, contudo mais caro.

O que é a Mobi.E?

 Rede Mobi.E, ou Rede de Mobilidade Elétrica, é uma rede de postos de carregamento de veículos elétricos de acesso universal, interoperável e centrada no utilizador.
A rede integra todos os postos de carregamento de acesso público e de acesso privativo instalados por qualquer um dos OPC e os postos de carregamento de acesso privado ligados à rede por opção do DPC.

Como é composta a estrutura tarifária da Rede Pública (Mobi.E)?

O preço de um carregamento da Rede Pública (Mobi.E) contém as seguintes componentes:
o Componente OPC (Operador do Ponto de Carregamento)
Corresponde à utilização dos pontos de carregamento e às tarifas obrigatórias impostas aos mesmos.

o Componente CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica)
Corresponde ao serviço de venda de eletricidade e às tarifas obrigatórias aplicáveis.

o Taxas e Impostos
IVA, IEC (imposto especial sobre o consumo de energia elétrica) e TAR (tarifas de acesso à rede definidas anualmente pela ERSE).

Posso utilizar o cartão CEME Go.Charge para carregar nos postos da Rede Pública?

Sim. Contudo, o cartão deve ser associado na APP para ficar ativo, caso contrário, não funciona.

Como posso aproveitar os melhores preços Go.Charge na rede Pública?

A tarifa CEME Go.Charge distingue o vazio (22h – 08h) do fora de vazio (8h – 22h). Para se obter os melhores preços, os carregamentos devem ser realizados na altura de vazio porque as tarifas de acesso à rede são mais baixas.
Contudo, a tarifa Go.Charge é sempre muito competitiva pelo que a qualquer altura do dia que carregue obterá sempre um bom preço.

Quantos postos possui a rede Mobi.E?

Atualmente, a rede conta com mais de 2.700 postos de carregamento em todo o país, sendo mais de 800 de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, a sua potência é superior a 22 kW.

O que é a Rede Privada Go.Charge?

A rede privada Go.Charge é uma rede de postos de carregamento da Go.Charge, disponível apenas através da APP Go.Charge. Nestes postos de carregamento, pode beneficiar de tarifas muito atrativas.
De momento, a nossa rede ainda não é muito vasta, contudo estamos a expandir. Mantenha-se connosco e acompanhe este crescimento.

Como é composta a estrutura tarifária da Rede Privada Go.Charge ?

O preço de um carregamento da Rede Privada Go.Charge contém as seguintes componentes:
Componente do serviço de carregamento;
IVA.

Carregar em casa é a opção mais barata?

Sim. Atualmente, a opção de carregar o veículo em casa é (regra geral) a opção mais barata. Contudo, utilizando um bom tarifário CEME como é o da Go.Charge, pode efetuar carregamento na rede Mobi.E a preços competitivos.

Pretendo comprar um equipamento de carregamento + instalação para o meu veículo, como posso fazer?

Deve deslocar-se até ou contactar o concessionário do Grupo Salvador Caetano da marca da sua viatura mais próximo de si. Eles poderão ajudá-lo com a sua compra, auxiliando-o na escolha e ainda aplicando promoções em vigor que existam à data.

Pretendo comprar um equipamento de carregamento sem instalação para o meu veículo, como posso fazer?

Deve deslocar-se até ou contactar o concessionário do Grupo Salvador Caetano da marca da sua viatura mais próximo de si. Eles poderão ajudá-lo com a sua compra, auxiliando-o na escolha e ainda aplicando promoções em vigor que existam à data

Quais os equipamentos que possuem e quais os seus preços?

Para conhecer a nossa oferta completa, deve deslocar-se até ou contactar o concessionário do Grupo Salvador Caetano da marca da sua viatura mais próximo de si. Eles poderão apresentar toda a oferta disponível bem como os seus preços.

Posso comprar o serviço de instalação sem comprar o equipamento de carregamento?

Não. Apenas é vendido o pacote completo (equipamento + instalação) ou apenas o equipamento.

O cartão CEME Go.Charge é gratuito?

Sim. O cartão CEME Go.Charge não tem custos de adesão nem anuidades e pode ser pedido através do website www.gocharge.pt através do formulário dedicado a esse efeito ou solicitado num concessionário Grupo Salvador Caetano.

O que é o cartão Caetano Go?

O cartão de crédito com funcionalidade de desbloquear postos de carregamento!
O cartão Caetano Go é um cartão de crédito sem anuidade cheio de vantagens, serviços e oportunidades exclusivas para todos os utilizadores! Se já é cliente do Cartão de Crédito Caetano Go, registe-se no Clube Caetano Go, associe o seu cartão na sua área reservada e torne-se Cliente Caetano Go Plus, para desbloquear um universo de descontos!
Para saber mais ou aderir, clique aqui .

Importante: Para ativar a funcionalidade de desbloquear postos de carregamento, o cartão deve ser associado na APP Go.Charge.

Como ativo o meu cartão CEME físico?

Se solicitou um cartão físico e já o recebeu, então tem de proceder à ativação do mesmo. Pode ativar o seu cartão físico Go.Charge através da APP Go.Charge na área de "contratos”, na secção "MOBI.E”, selecionando a opção "Ativar cartão" (será necessário o seu NIPC/NIF, email e o nº cartão). Após solicitar a ativação do cartão irá receber uma notificação a confirmar a ativação do mesmo para a rede MOBI.E.

Pretendo receber um cartão CEME em casa, como faço?

Existem duas formas de obter o cartão CEME Go.Charge.

     1. Deve proceder ao preenchimento do formulário de pedido de cartão CEME no website Go.Charge (www.gocharge.pt) e receberá o cartão em sua casa.
Importante: O cartão deve ser ativado na APP, caso contrário não funcionará.

     2. Deve deslocar-se até o concessionário do Grupo Salvador Caetano da marca da sua viatura mais próximo de si e solicitar um cartão CEME Go.Charge.
Importante: O cartão deve ser ativado na APP, caso contrário não funcionará.

Qual o tarifário em vigor de Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) da Go.Charge?

O tarifário em vigor pode ser consultado na APP Go.Charge.

Perdi o meu cartão CEME, como posso fazer para solicitar um novo?

Deve proceder ao preenchimento do formulário de pedido de cartão CEME no website Go.Charge (www.gocharge.pt) e receberá o cartão em sua casa. O cartão deve ser ativado na APP, caso contrário não funcionará.
Importante: Deve enviar um email para o suporte@gocharge.pt a explicar a situação e a pedir a desativação do cartão antigo.

Posso pedir um cartão CEME através da APP?

Não, à data de hoje ainda não possuímos essa funcionalidade, contudo, estamos a trabalhar nela neste momento e ficará disponível em breve.

Posso desassociar o meu cartão CEME atual da APP e associar um novo?

Pode sim. À data de hoje para realizar essa troca deve enviar um email para o suporte@gocharge.pt a explicar a situação e nós trataremos de desassociar o cartão atual. Depois é só associar o novo.
No futuro, poderá fazer tudo autonomamente na APP. Estamos a trabalhar nisso neste momento.

Posso associar um cartão CEME que não da Go.Charge na APP?

Não, tal ação não é autorizada na nossa APP.