A GOCHARGE respeita a privacidade individual e valoriza a confiança dos seus clientes e parceiros, assumindo com grande seriedade as suas responsabilidades no que se refere à segurança destes mesmos dados.
Neste contexto, damos a conhecer a política de privacidade da GOCHARGE, que explica que dados pessoais recolhemos, para que finalidades os podemos usar, como os tratamos, com quem os partilhamos, durante quanto tempo os conservamos bem como as formas de entrar em contacto connosco e exercer os seus direitos.
1) Quem é o responsável pelo tratamento dos seus dados?
A GOCHARGE, S.A, pessoa coletiva n.º 516883585, com sede em Av. Vasco da Gama, 1410, 4430-247 Vila Nova de Gaia, é a entidade responsável pelo tratamento dos seus dados.
Nos casos em que, através da nossa plataforma, proceda à celebração de um contrato para fornecimento de energia elétrica na rede pública da MOBI.E, a EVIO – Electrical Mobility, Lda. (doravante EVIO), com sede na Av. D. Afonso Henriques, 1825, 4450-017 Matosinhos, na qualidade de Comercializador de Energia Elétrica ("CEME) será também responsável pelo tratamento dos seus dados. Esta entidade poderá também proceder a recolhas autónomas dos seus dados diretamente junto de si e ter a sua própria política de privacidade, razão pela qual deverá contactar tal entidade em caso de alteração ou questão relativa à utilização que aquela faz dos seus dados. Em tais casos, a GOCHARGE não terá qualquer responsabilização ou intervenção.
2) Que informação recolhemos sobre si?
CATEGORIA DE DADOS |
EXEMPLOS |
1. Dados de identificação |
Nome, números e datas de validade de documentos de identificação civil (e respetivas imagens), entre outros. |
2. Dados de contacto
|
Morada, telemóvel, e-mail. |
3. Dados económicos e transacionais
|
Dados Bancários. |
4. Dados de histórico cliente
|
Respostas a Inquéritos de Satisfação, Número Cliente, Número Contrato, Histórico de Reclamações, entre outros. |
5. Dados de utilização das plataformas |
Login, password, número de registo, entre outros. |
6. Dados do veículo
|
Matrícula, dados de consumo, localização (quando ativada por si), entre outros. |
7. Dados de Aplicação, Internet e Redes Sociais
|
Localização, utilização do website e das redes sociais da GOCHARGE. |
8. Dados do local da instalação de wallbox |
Morada da instalação, tipologia do local da instalação, potência contratada, fatura da eletricidade, foto do local onde pretende instalar a wallbox, foto do quadro elétrico onde será feita a ligação da wallbox, distância prevista entre o quadro elétrico e o local de instalação da wallbox (metros), entre outros. |
9. Informações do carregador |
Fabricante e modelo, número de série, foto do nº de série, entre outros. Dados sobre infraestrutura. Testes e verificações. |
3) Como e porque utilizamos os seus dados pessoais?
Usamos os seus dados pessoais para:
FINALIDADE |
EXEMPLOS |
1. Gestão de cliente, execução e cumprimento das nossas obrigações pré-contratuais e contratuais. |
Responder às suas solicitações Executar os serviços constantes e referidos nos Termos e Condições. |
2. Comunicar e gerir a nossa relação contratual consigo |
Contactar consigo por motivos administrativos e/ou operacionais, assegurando que gerimos corretamente a sua relação connosco e resolvemos a sua solicitação e/ou pedido. Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço. |
3. Personalizar e melhorar a sua experiência de cliente |
Contactar consigo para a realização de Inquéritos de Satisfação sobre os nossos serviços. Entendemos que temos um interesse legítimo no tratamento dos seus dados pessoais para esta finalidade, a qual entendemos ser igualmente benéfica para si porquanto nos permite melhor servi-lo e garantir-lhe a maior satisfação possível enquanto nosso Cliente. A qualquer momento, pode nos informar de que não pretende mais ser contactado para estes efeitos. |
4. Marketing |
Caso seja nosso Cliente, usaremos os seus dados pessoais para lhe fornecer notícias nossas, tais como novas ofertas, novas campanhas e novos serviços GOCHARGE de que poderá gostar. Consideramos ter um interesse legítimo no envio desta informação, uma vez que será igualmente benéfico para si, permitindo melhorar a sua experiência e aceder a informação que acreditamos ser do seu total interesse.
Caso não seja nosso Cliente, usaremos os seus dados pessoais para o informar de ofertas de que poderá gostar, apenas quando nos tenha dado o seu expresso consentimento para o efeito, por exemplo, quando preenche um formulário de contacto e assinala tal opção.
Para estes efeitos, poderemos ainda proceder a uma análise do seu perfil de utilizador ou cliente, nomeadamente através do seu histórico de navegação e/ou histórico de compras, para determinar quais são as suas preferências e, assim, enviar-lhe informação personalizada.
Utilizaremos ainda os seus dados pessoais para lhe enviar comunicações de produtos e serviços de mobilidade das sociedades participadas da Salvador Caetano Auto, SGPS, S.A., no caso de nos ter dado seu expresso e explícito consentimento para o efeito.
Em momento algum, partilharemos os seus dados pessoais com outras entidades terceiras para efeitos de marketing, exceto se tivermos o seu expresso e explícito consentimento.
Caso não queira receber comunicações de marketing GOCHARGE, pode dizer-nos isso mesmo a qualquer momento, ao clicar na ligação para o efeito na parte inferior de qualquer e-mail de marketing que receber da GOCHARGE. Se preferir, pode sempre expressar a sua preferência em não receber comunicações de marketing para o e-mail |
5. Cumprirmos as nossas obrigações legais |
Prestar-lhe assistência no âmbito de obrigações legais que possam recair sobre nós. Resposta a entidades judiciais, de regulação e de supervisão. |
6. Gerir o seu registo como utilizador |
Caso se registe como utilizador de aplicação, área reservada ou plataforma propriedade da GOCHARGE, necessitamos tratar os seus dados para o identificar como utilizador em tais plataformas e dar-lhe a possibilidade de aceder às diversas funcionalidades, produtos e serviços que estão ao dispor como utilizador registado. |
7. Gestão de Contencioso |
Cobrança judicial e extrajudicial. Gestão de outros conflitos. |
8. Gestão Contabilística, Fiscal e Administrativa |
Contabilidade e faturação. Informação Fiscal, incluindo envio de informação à Autoridade Tributária. |
4) De que forma mantemos os seus dados pessoais seguros e durante quanto tempo conservaremos os seus dados?
Implementámos
medidas técnicas e organizativas para proteger os seus dados pessoais contra a
destruição, acidental ou ilícita, a perda acidental, a alteração, a difusão ou
o acesso não autorizado aos mesmos.
Nem todos os dados anteriormente referidos são obrigatoriamente tratados pela GOCHARGE. Ao registar-se na plataforma, o Utilizador terá de fornecer obrigatoriamente apenas os seguintes dados: número de telemóvel, e-mail e password.
Quantos
aos dados de localização, por defeito a funcionalidade de geolocalização está
desligada. Cabe ao utilizador ativar a partilha da sua localização nas
definições do seu dispositivo móvel e dar as permissões respetivas à aplicação
GOCHARGE, sendo que esta apenas tratará os dados de localização para indicar ao
Utilizador o(s) posto(s) de carregamento mais próximo(s) ou para o ajudar na
definição de um trajeto. Em qualquer momento, o utilizador poderá desativar a
funcionalidade da geolocalização, sem justificação necessária e sem quaisquer
repercussões negativas.
O
Utilizador poderá aceitar receber notificações push através das definições do
seu equipamento móvel. Do mesmo a GOCHARGE poderá enviar comunicações ao
utilizador via carta, e-mail, SMS e notificações push relativas às
funcionalidades da plataforma ou à alteração do seu funcionamento.
Para
usufruir de serviços adicionais e que envolvem pagamento, o Utilizador terá de
inserir os dados referentes ao(s) seu(s) cartão(ões) de pagamento – número,
data de validade e o Valor de Verificação de Cartão (CVV).
O prazo de conservação dos seus dados dependerá das finalidades para as quais os tratamos, ou seja, tratamos os seus dados durante o tempo estritamente necessário para cumprir a finalidade correspondente e, eventualmente, conservamos posteriormente os mesmos, devidamente guardados e protegidos, durante o tempo em que puderem surgir responsabilidades decorrentes do tratamento, cumprimento a legislação vigente em cada momento.
Quanto às nossas comunicações de Marketing, informamos o seguinte:
- Caso nos tenha dado o seu
consentimento para efeitos de Marketing, os seus dados pessoais irão ser
conservados até ao prazo máximo de 2 anos a partir da recolha do seu
consentimento ou, caso tenha adquirido algum produto e/ou serviço GO CHARGE,
pelo período de 5 anos a contar da concessão do seu consentimento;
- Caso seja nosso cliente e havendo
interesse legítimo para o contacto via e-mail, iremos guardar os seus dados até
nos dizer que não mais o pretende após clicar na ligação para o efeito na parte
inferior de qualquer e-mail de marketing que receber da GOCHARGE.
Caso necessite de esclarecimentos adicionais sobre as medidas de segurança implementadas bem como sobre os prazos concretos de conservação dos dados, agradecemos contacto para o e-mail gestaodadospessoais@gocharge.pt .
5) Com quem partilhamos os seus dados pessoais?
Os
seus dados pessoais são tratados com a máxima confidencialidade e são
utilizados única e exclusivamente para as finalidades identificadas.
A GOCHARGE
garante que nunca procederá à venda, empréstimo ou cedência dos seus dados
pessoais a terceiros, sem que haja o seu expresso e explícito consentimento
para o efeito.
Conforme
anteriormente referido, os seus dados pessoais serão partilhados com a EVIO – Electrical Mobility, Lda. (doravante
EVIO), com sede na Av. D. Afonso Henriques, 1825, 4450-017 Matosinhos, na
qualidade de Comercializador de Energia
Elétrica ("CEME), na qualidade de responsável pelo tratamento dos seus dados no
caso da celebração de um contrato de fornecimento de energia elétrica na rede
pública da MOBI.E..
Enquanto
entidade responsável pelo desenvolvimento e manutenção da plataforma GOCHARGE,
a EVIO terá também acesso aos seus dados pessoais, enquanto subcontratante da
GO CHARGE, sendo que a sua política de privacidade pode igualmente ser consultada
em https://evio.pt/ .
Por
outro lado, para garantirmos o devido seguimento às suas solicitações bem como
lhe garantirmos a melhor assistência possível, os seus dados pessoais poderão
ser partilhados com os nossos fornecedores ou prestadores de serviços, por
exemplo:
- Instituições Financeiras
- Prestadores de serviços tecnológicos
- Prestadores de serviços
relacionados com o apoio ao cliente.
A
GOCHARGE garante que todas as entidades referidas acima se encontram igualmente
munidas de medidas técnicas e organizativas para garantir a total proteção dos
seus dados pessoais e que os mesmos apenas tratarão dos seus dados para
cumprimento integral das finalidades inerentes à execução do contrato.
Caso
os seus dados pessoais tenham que ser partilhados com entidades que não estejam
localizadas no Espaço Económico Europeu, a GOCHARGE garante que as mesmas se
encontram obrigadas a respeitar a legislação europeia relativa à proteção de
dados pessoais, nomeadamente através da celebração de acordos de transferências
internacionais de dados com cláusulas contratuais tipo para o efeito.
6) Quais são os seus direitos?
Tem o direito de, sempre que quiser e gratuitamente, pedir à GO CHARGE para:
- Aceder aos dados que nos indicou;
- Pedir a retificação dos seus dados;
- Pedir o apagamento dos seus dados;
- Pedir a limitação do tratamento dos seus dados;
- Opor-se ao tratamento dos seus dados;
- Solicitar a portabilidade dos seus dados para entidade por si indicada.
Se nos facultou o seu consentimento para o tratamento dos seus dados para qualquer finalidade, tem direito também a retirá-lo em qualquer momento, através das formas já referidas na presente Política de Privacidade.
Para exercer qualquer um dos direitos referidos ou para qualquer esclarecimento adicional sobre o tratamento dos seus dados pessoais pela GOCHARGE, basta enviar um e-mail para gestaodadospessoais@gocharge.pt.
Caso exerça algum dos direitos mencionados, a GOCHARGE irá proceder à sua análise, garantindo uma resposta no prazo máximo de 1 (um) mês.
Note-se, porém, que caso exista norma ou obrigação legalmente imposta que se sobreponha a estes direitos, a GOCHARGE responderá a impossibilidade de executar o pedido, indicando o respetivo fundamento.
7) Como fazer uma reclamação?
Caso não esteja satisfeito com a forma com que os seus dados pessoais se encontram a ser tratados pela GOCHARGE, agradecemos o seu contacto para gestaodadospessoais@gocharge.pt.
No caso de se manter insatisfeito, tem o direito de apresentar uma reclamação diretamente à Comissão Nacional de Proteção de Dados, conforme dados infra:
- Comissão Nacional de Proteção de Dados – CNPD
- Tel: +351 213928400
- E-mail: geral@cnpd.pt
8) Perguntas e comentários?
Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como tratamos os seus dados pessoais, poderá contactar-nos e contactar o Encarregado de Proteção de Dados ("EPD”), através dos seguintes e-mails:
- Email: gestaodadospessoais@gocharge.pt
- Contacto do Encarregado de Proteção de Dados: epd@salvadorcaetano.pt
9)
Alterações
à Política de Privacidade?
A GOCHARGE reserva o direito de, a qualquer
momento, proceder a modificações ou atualizações à presente Política de
Privacidade, sendo essas alterações devidamente atualizadas na presente
Plataforma.
Versão 1.2
22/05/2023